sexta-feira, 18 de julho de 2008

ZAMBUJAL MELHORA !!!




Notícia do Jornal da Região 30 Julho 2008

O projecto “Zambujal Melhora”, apresentado recentemente pela Câmara da Amadora que pretende, com o apoio de outras entidades como o IHRU (Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana), requalificar aquele bairro da freguesia da Buraca, vai ser apoiado financeiramente por fundos comunitários.

Este projecto, e o plano "Almada Poente-Requalificação de uma nova centralidade", foi contemplado com um total de dez milhões de euros, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), cujos contratos foram assinados na última semana.


Zambujal Melhora” é o nome do projecto elaborado pela Câmara e pelo IHRU que, em três anos, de 2009 a 2011, “vai mudar radicalmente a imagem do bairro”, explicou ao JR Carla Tavares, vereadora responsável pelo pelouro da Habitação Social na câmara, na altura da candidatura.

Trata-se de um programa constituído por três eixos: habitação, ambiente e espaço público e desenvolvimento social e económico.

No eixo respeitante à habitação estão previstas acções como a recuperação e melhoramento “dos invólucros exteriores e espaços comuns dos edifícios”, pode ler-se na proposta. Um trabalho que tem o seu peso num bairro cujo núcleo central é composto por 1100 habitações, das quais mil são geridas pelo IHRU e as restantes pela câmara.

Todavia, o eixo estratégico que assume uma maior importância é, sem dúvida, o do ambiente e espaço público, onde estão previstas algumas das intervenções que vão permitir “rasgar” o bairro.

Aqui está contemplado um projecto apelidado de “Caminhos do Zambujal”, onde se pretende “criar ligações pedonais e viárias no bairro por forma a estabelecer uma rede de percursos que garanta a vivência entre os moradores”, reforça Carla Tavares.


Neste campo, está ainda prevista a limpeza das margens da Ribeira de Algés, a criação de uma horta comunitária e a reconversão dos dois campos
polidesportivos.

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei muito da matéria sobre a orquesta, estou reunindo um grupo de amigos de minha cidade par então criarmos uma escola de música voltada também para construção de istrumentos. Isso, é para despertar maior interesse nos alunos, considerando que o objeivo principal é a inclusão social dos jovens desta pequena cidade e que os mesmos trilhem um caminho de vitória. Obrigado.